Resumo da Palestra apresentada para a American Chamber Goiânia em 22 de outubro de 2015
Cenário da economia no Brasil em 2015
No atual cenário de retração em que a Economia brasileira se encontra, para que as empresas sobrevivam, não basta diminuir a volume de produção e reduzir custos.
É preciso “arrumar a casa” e repensar o seu negócio.
Para isto se torna imprescindível:
- Definir suas fronteiras estratégicas focando nos produtos e mercados onde se é mais competitivo e desativando aqueles em que não se tem liderança tecnológica.
- Assegurar a execução das estratégias de maneira eficaz
- Acelerar o desempenho priorizando corretamente aqueles projetos que geram maior retorno a curto prazo
- Alavancar os talentos promovendo a inovação
Como alavancar os talentos promovendo a inovação:
- Analisando o perfil de seus colaboradores e selecionando os talentos que tem potencial de desenvolvimento
- Investindo nestas pessoas aumentando a sua capacitação profissional buscando principalmente o desenvolvimento em empreendedorismo e inovação.
- Aplicando metodologias de treinamento eficazes e que permitam uma elevada fixação da aprendizagem. A gamificação tem demonstrado ser a ferramenta mais eficaz nestes processos.
O que é gamificação?
Do inglês “gamification”, é a aplicação de técnicas e mecânicas de jogos para envolver pessoas com os valores, processos, estratégias e metas do negócio buscando a resolução de problemas e otimização dos resultados.
A gamificação nada mais é do que o desenvolvimento de simuladores de negócios customizados para trabalhar aspectos do negócio de forma lúdica e vivencial. Na prática, é pensar como um ambiente de jogo para criar soluções de maneira inovadora, motivadora e divertida.
Principais benefícios da gamificação:
CEOs, diretores de RH e times de operações e inovações estão aprendendo que, integrando técnicas de jogos em suas empresas, impulsionam o desempenho, destacam conquistas e elevam o engajamento dentro de suas organizações.
A gamificação abrange todas as áreas da empresa: operações, custos, logística, marketing, e auxilia os funcionários a compreenderem como seus papéis contribuem para o sucesso da empresa.
O Gartner Group (consultoria/pesquisas em TI); prevê que em 2020, 80% das organizações que gerenciam processos de inovação estarão implantando ou já implantaram gamificação.
5 razões para utilizar games nos programas de treinamento:
- Permite que seus funcionários meçam ativamente seu desempenho: causa e efeito imediato
- Melhora o conhecimento: jogos interativos de aprendizagem podem aumentar as taxas de retenção a longo prazo em até 10 vezes
- Melhora a sensação de conquistas para todos os membros: permite que seus funcionários se tornem mestres de seus negócios
- Cria níveis inigualáveis de envolvimento: promove a inovação, produtividade e diversão
- Reforça aprendizagem e desenvolvimento: promove um ambiente de trabalho produtivo